No sábado, 26 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói e a Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde) realizaram mais uma edição do Dia Delas, mobilização realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e módulos do Programa Médico de Família, que funcionaram especialmente para oferecer cuidado integral à saúde da mulher.
A ação, realizada das 8h às 17h, foi dedicada à prevenção e combate ao câncer de colo do útero, com foco na ampliação do acesso aos serviços de saúde para mulheres de todas as regiões da cidade. As atividades fazem parte do Programa Niterói Mulher e reforçaram o compromisso com a promoção da saúde e a conscientização sobre a importância dos exames preventivos.
Durante o Dia Delas, foram ofertados serviços como coleta do exame citopatológico (Papanicolau), exame clínico das mamas, solicitação de mamografias, vacinação e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Também foram realizadas ações de educação em saúde, com orientações sobre autocuidado, prevenção de doenças, saúde sexual e reprodutiva, além da importância da vacinação contra o HPV.
Mais de 1.490 mulheres compareceram às unidades do Programa Médico de Família ao longo do dia. Dentre os atendimentos realizados, destacam-se 901 coletas de citopatológico (Papanicolau), 915 exames clínicos das mamas, 354 solicitações de mamografias, 812 testes rápidos para ISTs, 187 vacinas aplicadas e 233 atendimentos odontológicos. Além disso, mais de 3.540 absorventes foram distribuídos.
“Agradeço a cada mulher que participou do Dia Delas e escolheu se cuidar. Sabemos que cuidar de si nem sempre é fácil. Por isso, ações como essa são fundamentais para aproximar os serviços da população e garantir que nenhuma mulher fique sem acesso ao que é seu por direito."
A campanha deu ênfase à importância do acompanhamento regular da saúde feminina, especialmente entre mulheres de 25 a 64 anos, faixa etária prioritária para o rastreamento do câncer de colo do útero. Com ações como o Dia Delas, o município visa facilitar o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento, fortalecendo a atenção primária e reduzindo casos graves da doença.