A Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde), acaba de inaugurar a nova Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) Olegário Perpétuo da Silva, no Centro da cidade. Integrada à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), a unidade oferece acolhimento temporário e cuidado humanizado para pessoas a partir de 18 anos, em sofrimento psíquico — incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas ou com vínculos fragilizados de moradia —, desde que estejam vinculadas ao Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
"A inauguração da UAA representa um marco no cuidado em saúde mental do município. Estamos oferecendo um espaço de acolhimento, que tem como prioridade o cuidado em liberdade e respeito à trajetória de cada pessoa. Essa é uma conquista construída com base no compromisso da FeSaúde com uma atenção psicossocial humanizada, antimanicomial", afirma Maria Célia Vasconcellos, diretora-geral da FeSaúde.
A unidade funciona 24 horas por dia. O acolhimento é articulado prioritariamente ao CAPS AD Alcenir Veras, e as admissões são construídas em conjunto com a equipe desse serviço. Também podem ocorrer encaminhamentos a partir de outros pontos da RAPS, desde que previamente pactuados com o CAPS AD.
Com capacidade para acolher até 15 pessoas de qualquer gênero, a UAA conta com uma equipe multiprofissional formada por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, agentes redutores de danos e cuidadores. O atendimento é realizado de forma ininterrupta, com a presença mínima de quatro profissionais por turno, garantindo cuidado contínuo e integral.
O ambiente da unidade foi planejado para favorecer o convívio, o cuidado e a reconstrução de vínculos. São quatro quartos, sala de estar, sala de TV, espaço para refeições, sala de atendimento, copa, lavanderia e salas de descanso. A proposta é oferecer acolhimento qualificado para pessoas em crise, promovendo o acesso aos direitos, a reabilitação psicossocial e a construção de projetos de vida mais autônomos.
A criação da UAA está em consonância com o que preconiza o Ministério da Saúde sobre a importância do “habitar” como eixo central nos processos de reabilitação psicossocial. Como aponta a cartilha "Orientações para elaboração de projetos de construção, reforma e ampliação de CAPS e de UA", esse tipo de equipamento constitui um recurso estratégico nos Projetos Terapêuticos Singulares (PTS), favorecendo a ampliação das trocas sociais e o fortalecimento da autonomia dos usuários.
A nova unidade recebeu o nome de UAA Olegário Perpétuo da Silva como forma de reconhecimento à trajetória de resistência, afeto e protagonismo de Olegário – um homem negro, em situação de vulnerabilidade, que transformou sua vivência com o sofrimento psíquico em luta por direitos e cuidado coletivo.
“Homenagear Olegário nomeando a primeira UAA do município é afirmar que vidas como a dele importam, contam histórias e nos ensinam. É reconhecer que os caminhos da saúde mental não se fazem apenas nos consultórios ou nas políticas públicas, mas também na escuta das ruas, nos afetos compartilhados, nos delírios que carregam verdade, nas lutas cotidianas por dignidade”, destaca Camila Donnola, gerente da RAPS.
A iniciativa faz parte das estratégias implementadas pela Prefeitura para fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no município, ampliando o acesso aos cuidados em saúde mental e promovendo a inclusão social em todos os territórios.
Serviço: CAPS AD Alcenir Veras
Horário: 24h
Endereço: Rua Dr. Fróes da Cruz, nº 22 - Centro, Niterói
Telefone: (21) 3613-2188