A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), vinculada à Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde), promoveu, no Teatro Popular, uma festa junina que reuniu usuários e profissionais de seus equipamentos. O evento teve como objetivo fortalecer vínculos, estimular a convivência e destacar a importância da inclusão no cuidado em saúde mental.

A programação contou com música, comidas típicas, quadrilha e atividades interativas. O evento destacou a importância de ocupar espaços culturais da cidade e mostrou que o cuidado em saúde mental vai além do atendimento clínico, sendo também construído a partir de relações humanas, escuta ativa e participação comunitária.

Para a gerente da RAPS, Camila Donnola, “momentos como este reforçam que o cuidado em saúde mental vai além do tratamento: ele se constrói no encontro, na troca e na valorização de cada história, promovendo inclusão, pertencimento e alegria, respeitando a singularidade de cada pessoa”.

Mais do que uma celebração cultural, a iniciativa ajuda a construir o vínculo entre os usuários e os profissionais da RAPS, fortalecendo a rede como espaço acolhedor, inclusivo e transformador.

A Rede de Atenção Psicossocial desempenha papel essencial na política pública de saúde mental no município, oferecendo serviços de prevenção, tratamento e reinserção social para pessoas em sofrimento psíquico — incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas ou com vínculos fragilizados de moradia. Em Niterói, a RAPS é composta por 4 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 12 Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs), uma Unidade de Acolhimento Infantil, um Centro de Convivência e Cultura (CeCo).