O Centro de Convivência e Cultura Dona Ivone Lara (CeCo), que integra a rede de atenção psicossocial da Prefeitura de Niterói, participará da 1ª Mostra de Cinema Antimanicomial Raquel França, em Brasília, com o curta-metragem Filmes-Cartas. A exibição será no próximo sábado, dia 17 de maio, no Cine Brasília, como parte da sessão Panorama. O evento gratuito reúne cinema, arte e mobilização social em defesa da saúde mental em liberdade.

A partir da pergunta “Para quem ou o que você quer dar notícias de você?”, o filme foi inspirado no “Cadernos do Inventar – Cinema, Educação e Direitos Humanos”, que propôs aos participantes a escrita de cartas pessoais, que depois foram narradas por eles mesmos e transformadas em curtas com imagens produzidas coletivamente. Durante três meses, o grupo experimentou diferentes papéis técnicos no fazer cinematográfico, como direção, atuação e captação de som, fortalecendo vínculos e o cuidado em grupo.

Com expectativa de reunir 300 pessoas, a 1ª Mostra de Cinema Antimanicomial Raquel França acontece de 16 a 18 de maio, em Brasília, com atividades culturais gratuitas que reunirá, ao longo de três dias, cinema, arte e mobilização social, promovendo debates sobre saúde mental, direitos humanos e cuidado em liberdade. A Mostra conta com uma programação intensa voltada à educação popular, trazendo ao centro do debate a importância de se pensar a saúde mental de forma comunitária e antimanicomial.  

O convite para participar da Mostra surgiu após a participação de uma das oficineiras na III Jornada de Artes de Grupo, realizada pela Universidade Federal de São João del Rei, por meio do Laboratório Kumã.

“Apresentei minha dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da UFF, intitulada ‘Aqui todo mundo é paciente: cinema de grupo como prática em saúde mental’. Foi a partir desse trabalho que surgiu o interesse da curadoria em conhecer e exibir o Filmes-Cartas”, explica a oficineira do CeCo, Maria Clara Montalvão.

Mais do que uma exibição, a presença do CeCo na Mostra é um convite ao diálogo sobre práticas de cuidado antimanicomiais que valorizam a criação artística coletiva como ferramenta de escuta, expressão e transformação.

“É a chance de compartilhar nossos processos e seguir criando redes com pessoas e coletivos que também acreditam na potência do cinema e das artes em grupo como caminhos de cuidado, liberdade e resistência”, afirma Lindsey Fernanda Oliveira, também oficineira do CeCo.

Serviço:
Evento: 1ª Mostra de Cinema Antimanicomial Raquel França
Data: 16 a 18 de maio de 2025
Local: Cine Brasília – Entrequadra 106/107 Sul – Brasília (DF)
Exibição 'Filmes-Cartas': 17/05 (sábado)  – Sessão Panorama – 20h-21h30
Entrada: Gratuita