No dia 16 de março, Niterói promoveu o evento “Dia Delas”, parte da campanha Março Lilás, que visa a prevenção do câncer de colo de útero. A iniciativa, uma parceria entre a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde e a FeSaúde, ofereceu às mulheres acesso a serviços essenciais de saúde, incluindo a coleta do preventivo e exames clínicos das mamas, nas unidades de saúde do município.

Este evento destaca a importância da detecção precoce do câncer de colo de útero, fortemente associado à infecção por HPV, e reforça a necessidade de exames regulares como o Papanicolau para mulheres entre 25 e 64 anos. A vacinação contra o HPV também foi enfatizada como medida preventiva essencial, abrangendo um público-alvo diversificado.

A FeSaúde, responsável pela gestão das unidades do Programa Médico de Família, foi fundamental para o sucesso do “Dia Delas”, assegurando atendimento qualificado e promovendo a conscientização sobre a saúde feminina. O evento reitera o compromisso de Niterói com o bem-estar das mulheres, incentivando a adoção de hábitos saudáveis e a procura por serviços de saúde para prevenção e cuidado contínuo.