A magia do picadeiro marcou o sábado de um grupo de usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Alcenir Veras, que participou de uma saída cultural ao circo instalado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Acompanhados por profissionais da FeSaúde, os participantes não apenas assistiram ao espetáculo como também vivenciaram novas formas de mobilidade urbana, como o uso da barca e do metrô — experiência inédita para alguns deles.

Durante o trajeto, as conversas e a expectativa reforçaram o papel dessas ações no cuidado em saúde mental, promovendo o protagonismo dos usuários e o fortalecimento de vínculos entre eles e a equipe.

“Retornamos ao CAPS AD com o coração cheio de alegria após o passeio. Assim que chegamos, alguns usuários pediram para ligar para seus familiares e compartilhar a experiência vivida — a magia do circo, realmente, contagiou a todos. Foi um momento marcante, não só para os usuários, mas também para toda a equipe” , destaca Charles Anderson, Técnico de Enfermagem do CAPS AD III Alcenir Veras.

A iniciativa, integra as práticas da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que aposta em estratégias de cuidado pautadas na inclusão, no afeto e no fortalecimento da autonomia. Momentos como esse reforçam o potencial terapêutico das atividades fora da unidade, ampliando horizontes e fortalecendo o processo de reabilitação psicossocial dos usuários.