A etapa de admissão dos novos empregados aprovados em concurso da FeSaúde começou essa semana. Selecionados para atuar no Programa Médico de Família (PMF) e na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Niterói, os 898 profissionais têm passado por um processo de acolhimento e treinamento na instituição. 

Imediatamente após a admissão, os funcionários públicos são direcionados ao momento de acolhimento institucional. Renata Porto, diretora de Gestão do Trabalho, Ensino e Produção do Conhecimento (Dtec), explica que os empregados passarão por cursos introdutórios de qualificação e alinhamento da equipe para a chegada na rede de atenção à saúde de Niterói:  

“Nosso acolhimento institucional tem como objetivo não apenas apresentar a rede de saúde de Niterói, mas também apresentar o novo modelo de gestão da FeSaúde, em que nos propomos, por meio de metas e indicadores, a medir a qualidade do nosso trabalho para aumentar a satisfação dos usuários”. 


Aline Bressan, gerente de Ensino e Produção do Conhecimento da FeSaúde, explica etapa de recepção dos funcionários. Segundo a gerente, o novo modelo de gestão implementado pela FeSaúde tem como foco principal estabilizar a rede de atenção à saúde, investindo e valorizando os profissionais que atuam no cuidado à população niteroiense, envolvendo também a educação continuada, com treinamentos e capacitações, para garantir a satisfação do empregado e a melhor qualificação do trabalhador para atuar no PMF e na RAPS. 

“O investimento que a prefeitura de Niterói, em conjunto com a FeSaúde, tem feito nas unidades de Atenção Básica tem como elemento central o trabalhador da saúde, pois entendemos que é ele quem produz o cuidado e a assistência que de fato irão contribuir para a melhoria da qualidade de vida do cidadão niteroiense”, comenta Aline. 


Para Stefânia Soares, diretora de Atenção à Saúde da fundação, o momento é de celebrar a concretização das contratações e o fortalecimento do SUS do município: 

“A chegada dos empregados públicos representa um investimento importante no SUS de Niterói, principalmente no nível da Atenção Primária (APS). Estamos muito felizes em recebê-los”. 

Daniel Cortez, diretor de Administração e Finanças da FeSaúde, explica que a diretoria tem sido responsável por implantar no município um modelo de gestão diferenciado, mais ágil e transparente, e também dá as boas-vindas aos novos funcionários: 

“Estamos muito felizes em receber os novos funcionários que, agora, tornam a FeSaúde uma realidade”.

Para o diretor de Inovação, Tecnologia e Gestão da Informação da FeSaúde, Antonio Carlos Brito, os novos empregados públicos chegam num momento de anúncios de grandes investimentos para a Saúde pública do município:

"Todos esses empregados públicos são muito aguardados por todos nós. E chegam num momento de grande transformação da Saúde em Niterói. O prefeito Axel Grael acaba de anunciar um investimento gigantesco para Saúde, com reformas de unidades, investimentos em sistemas e informação. E esse é um dos grandes diferenciais da FeSaúde. Vamos implantar processos inovadores para ampliar o acesso aos serviços da nossa população". 

O concurso virou realidade

A diretora-geral da FeSaúde, Anamaria Schneider, explica que o primeiro edital do concurso público foi lançado em fevereiro de 2020 e teve ampla divulgação, mas com o agravamento da pandemia da covid-19, o certame passou por um longo período de suspensão até que as condições sanitárias estivessem seguras para a realização das provas.

"Passamos por um grande período de preparação para conseguirmos receber os novos empregados públicos que vão fortalecer as Redes de Atenção Primária e Psicossocial. Nossa missão neste momento é de dar continuidade e ampliar o acesso da população a um serviço que está há anos à disposição dos niteroienses", celebra Anamaria Schneider.

A diretora-geral da fundação também agradeceu aos profissionais que trabalharam na RAPS e no PMF.

"Somos muito gratos a todos que ajudaram a construir a história do Programa Médico de Família em Niterói.  Essa demanda pela regularização dos empregos é uma exigência do Ministério Público do Trabalho e que a Prefeitura está respeitando. Para a nossa felicidade, ainda teremos em nossos quadros de empregados públicos muitos trabalhadores que já faziam parte de nossa rede e foram aprovados no concurso".

DÚVIDAS SOBRE A FESAÚDE? CONFIRA AQUI ALGUMAS PERGUNTAS FREQUENTES!